LOADING...
11 maio

“Community Manager”, o que é? Pode ser que você não esteja muito familiarizado com o termo, mas com certeza vai reconhecer a função. Nesse blog vamos te mostrar um pouco mais sobre as características do profissional encarregado de gerenciar a imagem de uma marca na internet e porque empresas de todos os tamanhos estão começando a perceber a sua necessidade.

 

Podemos dizer que um Community Manager é, em tradução livre, um gerente de comunidades e redes sociais, mas seu trabalho não se resume apenas a isso. O profissional que atua nessa área é responsável por construir e gerenciar as comunidades e redes sociais. Ele não somente vai cuidar daquela marca no mundo on-line, mas também vai criar e nutrir relacionamentos com os clientes, seguidores e interessados.

 

Qualquer usuário da Internet estaria preparado para executar as funções de um Community Manager? Por mais que muitos achem que sim, não é bem assim. Gerenciar uma marca na internet exige ter um conjunto de habilidades e técnicas. Você pode adquiri-los por conta própria ou acelerar o processo realizando alguma formação para community managers, mas a verdade é que você não tem como se livrar da formação. Essa a formação fornece conhecimento em design de estratégias, gerenciamento de processos e uso de ferramentas 2.0, aspectos necessários para o desenvolvimento desse profissional.

 

Ele precisa compreender o que os seguidores desejam e demandam, e conseguir ser capaz de transformar essas informações em ações úteis para o fortalecimento da marca. Assim, o community manager deve estar antenado o tempo todo e ter bastante criatividade para propor soluções inovadoras e se conectar com as pessoas. Seu trabalho é de grande importância estratégica para as empresas que buscam uma presença digital sólida.

 

Dentre as funções de um community manager, podemos citar:

  • criação de conteúdo para sites, redes sociais, blog, newsletters, releases;
  • definição estratégica do conteúdo: quais os melhores horários para publicações, agendamento, frequência de postagem e tipos de conteúdo;
  • análise do público-alvo e prospects;
  • definição das estratégias de marketing nas redes sociais, criando, realizando e monitorando;
  • monitoramento das publicações — veja as métricas mais importantes para Facebook e do Instagram;
  • análise da concorrência e monitoramento das postagens e novidades do mundo. Isso é ideal para, por exemplo, ficar por dentro de virais na internet, como memes, etc;
  • planejar eventos;
  • construir e manter um relacionamento com os seguidores;
  • gerenciar crises on-line.

 

Ainda está se perguntando qual a importância desse profissional para o seu negócio? Vivemos em um mundo digital e se sua empresa não está em alguma plataforma, deveria estar e para gerenciar esse relacionamento entre você e seu público alvo, é preciso ter um Community Manager no seu quadro de funcionários.

O que ele vai proporcionar para sua empresa?

  • Gerar relacionamentos de confiança. Quando há uma comunicação cuidadosa e constante com o cliente, isso é valorizado pela empresa.
  • Crie conversas e conversões. É fundamental criar um ambiente de opinião sobre a empresa, sua marca e seus produtos, mas ao mesmo tempo esse clima favorece a conversão de clientes e as oportunidades para usuários que nunca foram interessados ​​pela empresa e que podem ser atraídos.
  • Mais conhecimento de serviços, produtos e até mesmo da filosofia empresarial. O Community Manager deve divulgar notícias e informações corporativas, deve anunciar novos produtos e promoções para que o cliente esteja ciente de qualquer novidade.
  • Gerenciar a reputação da marca. Geralmente é responsável pelas opiniões e reclamações dos usuários (feedback puro). Também deve procurar influencers e líderes de opinião para interagir ou mesmo promover a marca.

 

Gostou deste post? Continue navegando no blog do Minds para mais conteúdos como este e mantenha-se sempre informado!

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link