LOADING...
diversidade
27 jul

A importância de valorizar/ incentivar a diversidade geracional nas empresas

A diversidade nas organizações tem sido tema de grande preocupação por parte das empresas que estão comprometidas com o crescimento responsável e desenvolvimento de seus talentos e mercados. Essa preocupação é muito importante porque uma equipe composta por diferentes personalidades é capaz de promover a inovação, que é um fator competitivo muito importante.

Hoje vamos focar na diversidade geracional. Segundo estudo desenvolvido pela empresa Frank N. Magid Associates, 52% dos profissionais admitem ter dificuldades em relacionar-se bem com pessoas de outras gerações. Apesar de ser um estudo de 2015, pouca coisa mudou de lá para cá em relação a essa questão.

É verdade que muitas empresas estão investindo em um corpo de funcionários diverso. Estão contratando e oferecendo cargos maiores às mulheres, que antes eram apesar assumidos por homens. Estão contratando mais profissionais negros. Muitas organizações tem processos focados em pessoas com deficiência. A pauta lgbt também, aos poucos, vem ganhando seu importante espaço dentro do mercado. Só que a diversidade geracional continua sendo pouco debatida ou incluída nessa mudança de pensamento.

Pessoas com mais de 50 anos enfrentam enormes dificuldades ao disputar uma oportunidade com alguém mais novo. Muitas não possuem a qualificação necessária para a vaga e, por não ser do interesse da empresa qualificar essas pessoas, acaba se tornando mais uma chance perdida. A recolocação no mercado de trabalho acaba sendo exaustiva e muitos profissionais mais velhos não pensam em voltar a procurar.

Acontece que investir em diversidade geracional é tão importante quanto fazer o mesmo pela diversidade social e de gênero. Pessoas mais velhas, apesar de possuírem sim mais dificuldades com a tecnologia, são extremamente experientes em diferentes frentes. E, por isso, podem trazer para a empresa visões e soluções diversas para os problemas.

É fundamental fugir dos estereótipos e preconceitos, para assim encontrar a melhor forma de agregar essas vivencias e opiniões diversificadas. As gerações valorizam e querem as mesmas coisas, o que as difere são suas prioridades, expectativas e comportamentos. Ou seja, elas mostram suas necessidades e visões de acordo com o contexto de quando e como foram criadas. Organizações que não aproveitam a possibilidade da colaboração entre as gerações se arriscam a se tornarem irrelevantes ou obsoletas

Por fim, é importante sempre lembrar que muito mais do que preencher uma tabela de cotas, a diversidade nas organizações deve ser compreendida como a capacidade de interação com pessoas e culturas diferente, buscando resultados produtivos para a organização. O estímulo à diversidade tem a função de promover vantagens além da responsabilidade social, pois ela visa a inovação, criatividade e engajamento.

Gostou do texto? No Minds somos grandes amantes da colaboração e, por isso, valorizamos a diversidade e o aprendizado contínuo com o outro. Aproveite para conhecer os planos e marcar uma visita!

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link