LOADING...
02 jun

Principais tendências do futuro do trabalho

Confira quais são as tendências do futuro do trabalho que sua empresa precisa ficar de olho.

Se você é uma pessoa antenada já deve ter percebido que o mercado de trabalho vem passando por grandes transformações nos últimos anos. Principalmente, devido a pandemia causada pelo coronavírus, que forçou empresas e profissionais de todos os ramos a se adaptarem a uma nova realidade.

Com as possibilidades fornecidas pela tecnologia, o home office ganhou força e mostrou que é possível que as equipes trabalhem de maneira remota, sem comprometer a produtividade.

Mas, esta não é a única tendência que chegou para ficar no mundo do trabalho. Empresas que querem se manter competitivas, precisam ficar de olho ao que vem por aí.

A seguir, falamos de 8 tendências do futuro do trabalho que você PRECISA conhecer!

 

1 – Trabalho remoto e assíncrono 

Antes da pandemia, há haviam muitas empresas que trabalhavam neste sistema. Principalmente, as do ramo de tecnologia. Porém, a partir dela, temos visto um aumento significativo de escritórios dos mais diversos setores que estão dando lugar a espaços virtuais.

Com auxílio dos recursos tecnológicos, é possível atender todas as necessidades da empresa e os colaboradores conseguem atuar de qualquer lugar, inclusive, da própria casa.

Isso colaborou para que novas formas de trabalhar fossem pensadas, como por exemplo, o trabalho assíncrono, um modelo focado na flexibilidade.

Nesta modalidade, os colaboradores não precisam, obrigatoriamente, trabalhar nos mesmos horários. Eles definem quais são os momentos onde são mais produtivos e adaptam sua rotina de trabalho.

A adoção de uma boa estratégia de comunicação assíncrona ajuda a manter o time conectado e engajado, fazendo o trabalho fluir.

 

2 – Autogestão 

E já que estamos falando em flexibilidade e liberdade para trabalhar, isso nos conecta a uma outra grande tendência do futuro do trabalho: a autogestão.

Nessa prática, é o colaborador que gerencia a si mesmo, com autonomia para definir seus horários e total responsabilidade pelas entregas.

É um sistema que favorece a produtividade individual, mas que exige bastante responsabilidade. As empresas que querem aproveitar os benefícios dessa tendência precisam ter uma cultura organizacional clara e estabelecida.

 

3 – Valorização das soft skills 

Para você que ainda não conhece esse termo, soft skills se relaciona com as competências que não podem ser aprendidas por meio de um curso ou treinamentos. Elas estão ligadas as habilidades socioemocionais, valores, cultura e comportamento de cada pessoa.

No futuro do trabalho, a valorização das soft skills deve se sobressair a das Hard Skills, que são as habilidades que podem ser desenvolvidas com sistemas de aprendizagem.

Entre as soft skills que já são consideradas como diferenciais em candidatos a uma vaga de empregos estão: pensamento criativo, empatia, flexibilidade, liderança, resiliência, boa comunicação, ética e capacidade de trabalhar coletivamente.

Embora essas tenham sido qualidades que sempre foram analisadas por muitas empresas, a diferença é que daqui pra frente, elas terão muito mais atenção dos recrutadores.

 

4 – Jungle Office 

Durante a pandemia, houve uma maior preocupação por parte da população em geral, em manter mais contato com a natureza. Não só para relaxar e reequilibrar a mente, mas principalmente, como uma estratégia para melhorar a saúde integral.

A partir disso, nasceu uma nova tendência, o Jungle Office, que consiste em integrar plantas e animais aos ambientes de trabalho.

Essa ação pode ser adotada nos home offices, empresas e, principalmente, nos coworkings.  Veja o exemplo do Minds, Coworking em Pinheiros que é uma referência em espaços que trazem a natureza para o ambiente de trabalho, criando ambientes harmoniosos, que inspiram saúde e bem-estar.

 

 5 – Trabalho com propósito 

Você já deve ter notado que é crescente a abordagem da ideia de propósito tanto para empresas quanto para pessoas. Esta é uma tendência que deve crescer cada vez mais.

Estudos recentes apontam que ter um propósito na carreira profissional é fundamental para garantir a felicidade e o bem-estar das pessoas.

Embora o trabalho seja uma fonte de ganhos financeiros, a ideia do propósito muda o seu objetivo principal. Ou seja, as pessoas não querem mais apenas ganhar dinheiro, mas encontrar satisfação naquilo que fazem diariamente.

Contratar pessoas que enxergam um propósito no trabalho que irão realizar também é uma forma de alcançar equipes mais engajadas e produtivas.

 

6 – Métrica de resultados

Ao invés de medir a eficiência dos colaboradores pelas horas trabalhadas, as tendências do futuro do trabalho apontam para uma mudança, onde a métrica de resultados se sobressai. Ou seja, líderes passam a avaliar o desempenho pelo resultado apresentado.

Um estudo recente da Adecco, mostrou que cerca de 73% dos líderes e trabalhadores preferem ser avaliados pelos resultados obtidos, em detrimento a jornada de trabalho.

 

 7 – Equipes mais diversas e mais mulheres em cargos de gestão 

A diversidade dentro das empresas é uma das grandes tendências do futuro do trabalho. Essa proposta visa promover oportunidades para que todas as pessoas possam trabalhar e mostrar seus talentos, abraçando a diversidade de gênero, étnica, cultural, etc.

Além disso, um ingresso cada vez amais evidente de mulheres em cargos de gestão é um dos avanços que serão significativos nos próximos tempos. Isso, principalmente, devido a fato da criação de ambientes de trabalho flexíveis que oportunizam a atuação de mulheres que também são mães e encaram uma jornada dupla de trabalho.

 

 8- Espaços de trabalho compartilhados 

Com a redução do trabalho presencial, as empresas tendem a reinventar a ideia de escritório. Como é cada vez menos necessária a presença física dos colaboradores, contar com ambientes amplos e equipados não é mais uma prioridade.

O regime descentralizado permite, inclusive, a realização de reuniões. Porém, para as empresas que não abrem mão do contato presencial em determinados momentos, a saída ideal são os coworkings.

Esses ambientes contam com toda a infraestrutura necessária para trabalhar, realizar reuniões, treinamentos e outros eventos, sem a necessidade de manter um local exclusivo para a empresa. Sendo assim, é também uma opção mais econômica.

Se você quer aderir o coworking como estratégia para o seu negócio, a dica é conhecer o Minds. Ele fica localizado em Pinheiros, oferece uma infraestrutura completa para a sua empresa e garante o contato com um ambiente harmonioso, tranquilo e que inspira bem-estar.

Agende já uma visita pelo nosso WhatsApp: (11) 3032-7640, ou pelo e-mail contato@mindscoworking.com.br e venha conhecer de perto essa proposta inovadora de trabalho!

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link