LOADING...
12 jan

9 dúvidas mais frequentes sobre trabalhar em um coworking

Como já falamos em outro artigo, o conceito de coworking está presente no Brasil desde 2007. Apesar disso, a popularização do modelo aconteceu recentemente e muitas pessoas ainda não entendem como funciona trabalhar em um coworking.

Para ajudar todos a descobrirem as vantagens, selecionamos as dúvidas mais frequentes que as pessoas têm sobre o espaço compartilhado:

1 – Qual a diferença entre coworking e escritório convencional?

O escritório convencional serve para acomodar empresas. Nesses modelos você não tem contato direto com outros negócios e precisa lidar com relações burocráticas.

O conceito de coworking é muito mais do que ser um espaço de trabalho. Ele está alinhando a questões como economia compartilhada, flexibilidade de horário e cocriação. Alguns estudiosos consideram o coworking como um movimento cultural, que tem mudado as estruturas corporativas.

2 –  Posso ter uma sala privativa ou preciso compartilhar o espaço com outras pessoas?

Isso depende muito da infraestrutura do coworking, mas a maioria oferece salas privativas e compartilhadas. Normalmente a sala compartilhada é mais usada por trabalhadores autônomos. Já a sala privativa é ideal para a empresa conseguir reunir toda a equipe em único lugar.

Porém, algumas empresas optam por lugares compartilhados e isso pode ser muito positivo para o trabalho. Estar em contato com outros profissionais gera novas possibilidades para o seu negócio.

3 –  Como estar no mesmo ambiente de trabalho de outros profissionais pode ajudar no meu negócio?

Mesmo que você não esteja em uma sala compartilhada, os espaços de convivência são propícios ao networking. A relação com outros coworkers pode resultar no compartilhamento de conhecimentos, troca de serviços e desenvolvimento de projetos.

No artigo “Networking: faça novos parceiros trabalhando em um coworking”, falamos um pouco mais sobre como acontece esse networking no ambiente de trabalho compartilhado.

4 – Posso utilizar outros espaços do coworking, além da minha mesa ou sala?

Difícil de falar como isso funciona em outros coworkings, por isso vamos usar como exemplo o próprio Minds.

Aqui os coworkers têm direito a sala multiuso, sala de reunião, vestiário com chuveiro, bicicletário, área de lazer e cozinha.

5 – Como funciona o contrato para alugar o espaço?

Mais uma vez isso depende muito do lugar, aqui trabalhamos com o plano baseado no período que você precisa. Um dia, uma semana, um mês e quanto tempo for necessário. Essa flexibilidade permite que você faça parte do coworking sem precisar se preocupar com questões burocráticas e prazos.

7 – Quais profissionais podem trabalhar em um coworking?

Empreendedores individuais, empresas pequenas e autônomos são bem-vindos no Minds. Atualmente existem coworkings especializados em áreas como arquitetura, advocacia, medicina, etc.

8– A infraestrutura é completa? Não preciso me preocupar com materiais de escritório?

A infraestrutura é completa com mesas, cadeiras, estantes, etc. Computadores e outros materiais específicos de trabalho devem ser trazidos pelo próprio cowork.

9 – Fora o valor do espaço, preciso arcar com outros custos?

O “aluguel” do coworking já contempla outros custos como limpeza e manutenção do ambiente, água, luz, internet, etc. No Minds você pode até tomar café de graça (:

Qual outra dúvida você tem sobre coworking? Deixe seu comentário, que vamos responder!

Interessado em uma
Sala Privativa
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Posição Compartilhada
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link