LOADING...
11 lugares para conhecer em SP no bairro de Pinheiros
13 ago

11 lugares para conhecer em SP no bairro de Pinheiros

 

Quando o assunto é lugares para conhecer em SP, o bairro de Pinheiros é sem dúvidas um desses locais. Muitos consideram São Paulo a capital do país e não se pode discordar da importância que a megalópole tem para o Brasil. Além de ser o centro econômico brasileiro, SP é uma das cidades mais visitadas do país, tanto pelos que nasceram aqui, quanto por estrangeiros. 

Com tanta gente circulando pelos 1.521 km² da cidade é de se esperar que a busca por lugares para conhecer em SP seja considerável. Essa cidade que abraça tanta gente e tantas culturas tem muito a oferecer e ser descoberto, fica até difícil saber por onde começar a jornada. Pensando nisso, resolvemos apresentar a vocês um dos bairros preferidos do paulista, Pinheiros. 

 

Lugares para conhecer em SP – Pinheiros

 

Situado na zona leste. Pinheiros é o bairro mais antigo de São Paulo, e definitivamente um dos lugares para conhecer em SP.  O território que originalmente pertencia à tribo indigena Piratininga, se tornou o bairro que conhecemos em 1562, nascendo no que hoje é conhecido como Largo da Batata.  Somente 100 anos depois disso teve início o processo de desenvolvimento urbano da região, depois disso o bairro só cresceu e ganhou ainda mais história e modernidade. 

 

Desde sua fundação até hoje, Pinheiros sempre foi um dos principais bairros de São Paulo. Uma das poucas regiões que reúne em perfeita harmonia trabalho, lazer e moradia. Um bairro arborizado e cheio de verde por todos os lados, com ruas que revezam entre o aconchego do subúrbio e a modernidade de uma metrópole. Uma das características mais marcantes  de Pinheiros é a vida noturna e cultural, abrigando dezenas de bares, restaurantes, casas noturnas e museus. 

 

Outro grande ponto são os diversos locais em que se pode ter lazer ao ar livre de forma segura. Além disso, a região é endereço de centenas de lojas conceituadas e de grandes empresas. É por esse e outros motivos que Pinheiros é um dos lugares para conhecer em SP, e para facilitar a sua vida preparamos uma lista com os locais imperdíveis.

 

Lugares ao ar livre

 

Quem não gosta de aproveitar um dia de sol com os amigos, a família ou com um parceiro de vida, mas para isso é importante ter segurança e uma estrutura que favoreça esse tipo de programa. Pinheiros oferece não apenas um, mas sim uma seleção de espaços ao ar livre para escolher, cada um com características específicas e especialidades que vão conquistar os visitantes. São praças, mercados, parques e feiras que movimentam a região e são o lugar perfeito para curtir a vida sem gastar muito. 

 

Praça Benedito Calixto

Sábado é o dia ideal para uma programação na Praça Benedito Calixto, já que é quando acontece a famosa feira homônima. Se a diversidade cultural é a sua, então a Feira Benedito Calixto vai cair muito bem, o evento semanal movimenta o comércio e dá vida à região. Um festival de cores, sons e cheiros para começar bem o fim de semana. É possível encontrar um pouco de tudo: artigos de decoração, peças vintage, antiguidades, arte, design, bijuterias, discos de vinil, comidas típicas e internacionais, brechós e novas marcas. 

 

No fim da tarde, a feira recebe música ao vivo e vários foodtrucks renomados da cidade. Vale conferir também os arredores da praça, onde é possível encontrar diversas lojas que, assim como a feira, pautam o encontro de estilos, costumes e cultura. Outra dica é que aos domingos, o Panela na Rua funciona no local, oferecendo pratos artesanais e gourmet com opções veganas, doces criativos e bebidas exclusivas.

 

Parque Villa-Lobos

É no Alto de Pinheiros, depois do Ibirapuera, que fica um dos lugares para conhecer em SP ao ar livre, o Parque Villa-Lobos. Durante os finais de semana o parque chega a receber 20 mil pessoas e revitalizou a área ao seu redor. Com uma estrutura mais que completa, o espaço oferece ciclovia, playground, bosque, quadras e campos de futebol. Além de uma pista de cooper, tabelas de street basketball, anfiteatro, lanchonetes, academia popular e foodtrucks. 

 

Para quem gosta de esportes, quer um tempo com a família ou busca um lugar para um encontro, o parque Villa-Lobos é perfeito para tudo isso e o contato com a natureza. O espaço funciona todos os dias das 5h30 às 19h e fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros. 

 

Rua Guaicuí

A Rua Guaicuí  é um quarteirão de opções e diversidade. Um dos lugares para conhecer em SP para quem gosta de movimento. É um espaço repleto de bares e restaurantes, além de casas noturnas, uma rua de circulação livre para pedestres e decoração moderna, cheia de luzes coloridas. 

 

Nas sextas e sábados a rua se torna uma balada a céu aberto, já o domingo recebe um happy hour para os que buscam calmaria. Hoje, a Rua Guaicuí é um coletivo de empreendimentos e reúne diversos estabelecimentos: 

 

 

  • Mica
  • Mercedes
  • Pitico
  • Chuvisco
  • Pinheiros Bar
  • Bigorna Food Truck
  • Drink Me
  • O Menor Bar do Mundo
  • Simbalaê Bar
  • Cantinho do AcaraJé
  • 4Eat Burger
  • Frida & Mina
  • Sun Mix
  • Estrela da Fernão Dias
  • Capivara Caldos

 

 

Praça do Pôr do Sol

A Praça do Pôr do Sol ou Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, tem 31.000 m² de infraestrutura e natureza, um dos cartões postais de SP. É o lugar perfeito para aproveitar o fim de tarde, oferecendo o contato direto com a natureza e uma sensação de calmaria longe dos arranhas céus.  O ponto forte é a vista para o pôr do sol, mas também conta com pistas para caminhada, playground e  espaço para piqueniques e banho de sol.

 

O local tem estacionamento gratuito e acesso próximo das estações do metrô Vila Madalena  e Faria Lima. 

 

Lugares para comer

 

Não tem como negar que a culinária é um dos pontos fortes da cidade e quando se trata de lugares para conhecer em SP os restaurantes e bares são ponto principal. Pinheiros é um dos bairros que mais conta com restaurantes diferentes e assinados por grandes chefes. Aqui se encontra de tudo um pouco, são opções para todos os gostos, paladares e dietas. 

 

Mercado Municipal de Pinheiros

O “Mercadão” de Pinheiros é um dos cartões postais do bairro. Inaugurado em 1910 e reinaugurado em 1971, o mercado atual tem 50 anos de história. O local perfeito para provar um pouco da culinária local e comprar frutas, legumes, temperos, grãos, ever, peixes e carnes. 

Quem pensa que o “Mercadão” é só mais um mercado municipal está enganado. Em 2014, a parceria com o Chef Checho Gonzales resultou na instalação da Comedoria Gonzales. Um espaço de culinária boliviana reconhecido nacionalmente. Recentemente o espaço recebeu uma remodelação e mais uma parceria, dessa vez com o Chef Alex Atala, recebendo o Instituto Ata. Essa renovação trouxe a comercialização de produtos de cinco biomas brasileiros: Pampas, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado

 

O mercado que fica localizado na Rua Pedro Cristi – 89, tem 40 boxes, estacionamento gratuito e funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. 

 

 

Cartel 011 – Feed Food

O Cartel 011 é um espaço cultural e multidisciplinar. Aqui encontra-se gastronomia, moda, design, arte, entretenimento e cultura contemporânea em um só lugar. O restaurante Feed Food é um experiência única, foi projetado com foco nas árvores que já estavam no local, elas estão dentro e fora do espaço. O teto de vidro e o cardápio elaborado do Chef Fabio Battistella também são atrações à parte. Oferecendo drinks sofisticados, opções gourmets, caseiras e até lanches, o Cartel 011 + Feed Food é sucesso entre os mais jovens. 

 

Localizado na Rua Artur de Azevedo, 517 – Pinheiros.

Funciona de terça a sábado de 11h às 20h. Domingo, das 13:30 às 17:30. 

 

NOU

O NOU é assinado pelo Chef Amílcar Azevedo e tem uma cozinha delicada, simples e com sabor de comida caseira. O espaço é moderno, aconchegante e muito charmoso, com mesas ao ar livre. Massas, peixe, sobremesas e maravilhosos cortes de carne são os pratos que fizeram o nome do restaurante. Com duas unidades em Pinheiros, o NOU já se tornou uma das marcas do bairro e um dos lugares para conhecer em SP. 

 

Localizado na Rua Ferreira de Araújo, 419 e na Rua dos Pinheiros, 274, Pinheiros, São Paulo.

Funciona de segunda a domingo, das 12h às 21h.

 

Futuro Refeitório

Se você aprecia um bom café, pães artesanais e é fã de brunch, o Futuro Refeitório é o seu lugar. A especialidade do local é o café, grãos selecionados e de torra própria enche o espaço com aquele cheiro incrível que só um bom café tem. O restaurante é a cara da modernidade e cheio de pessoas alternativas, oferecendo pratos frios e quentes, bebidas e doces em uma gastronomia distópica e futurística com sabor artesanal. 

 

Localizado na Rua Cônego Eugênio Leite, 808 – Pinheiros.

Funciona de segunda a sexta, das 8h às 22:30. Sábado, das 9h às 16h e das 19h às 23h. Domingo, das 9h às 16h. 

 

Lugares para apreciar 

Nem só de comida e contato com a natureza vive o homem, cultura também é importante. Pinheiros é diversidade, então não poderia deixar de ter vários lugares interessantes para conhecer e apreciar. Galerias, museus, bibliotecas, ateliês e cinemas povoam as ruas do bairro e são lugares para conhecer em SP. 

 

Galeria Nacional

Especializada em design brasileiro, a Galeria Nacional fica na Rua Mateus Grou e oferece uma cuidadosa seleção de arte e design made in Brazil. O sobrado de dois andares é repleto de beleza e cultura, são móveis, objetos de decoração, prints, telas, bijuterias, lustres e mais uma centena de coisas. O espaço tem parceria com designers e artistas renomados mundialmente, assim como nomes que estão começando. Vale a pena conferir. 

 

 

Instituto Tomie Ohtake

Desde 2001, o Instituto Tomie Ohtake é uma das maiores referências em cultura contemporânea de São Paulo e do Brasil.  O espaço conta com sete salas de exposição, em dois pisos e abriga ainda ateliês, auditório, sala de seminário, livraria, restaurante e lojinha. Esse prédio futurista é um importante centro cultural da cidade e um dos lugares para conhecer em SP que não podem faltar na sua lista. 

 

Cinesala

O Cinesala é um dos poucos cinemas de rua que ainda restam em São Paulo. Localizado na Rua Fradique Coutinho, um dos endereços mais badalados de SP, o espaço existe há mais de 30 anos e é um dos marcos históricos do bairro. O cinema oferece filmes diferentes e artísticos, atraindo um público alternativo. O espaço conta também com o Barouche, um bar instalado no saguão do Cinesala e famoso por seu Negroni. 

 

Pinheiros é definitivamente um bairro cheio de possibilidades e recheado de lugares para conhecer. Se você mora em SP ou está apenas de visita, não deixe de seguir a nossa lista e aproveitar muito esse bairro que é a cara da cidade.

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link