LOADING...
16 jun

Você pode transformar o seu hobby em um negócio de sucesso

É realmente possível transformar hobby em negócio? Claro que sim! Muitas pessoas, ao decidirem se tornar donas de seus próprios negócios, optam por algo que já tenham afinidade.

A desmotivação na carreira atual pode ser um dos motivos para que o empreendedor decida investir no seu hobby e empreender um negócio interessante, isso porque pode

Por isso preparamos algumas dicas para te ajudar nessa empreitada, olha só:

Saiba a diferença entre hobby x profissão

Antes de qualquer coisa, é necessário que você se pergunte: Você realmente quer transformar o seu hobby em um trabalho? Porque muitas pessoas, apesar de gostarem de uma determinada atividade, só a praticam esporadicamente, e com uma empresa será necessário atuar com isso a maior parte do tempo.

E mais do que isso, deve-se avaliar também se existem habilidades para as exigências do negócio. Por exemplo, algumas pessoas não possuem habilidades com vendas, e podem precisar da ajuda de outros colaboradores ou sócios para que isso dê certo.

 

Planejamento

Um negócio bem sucedido necessita mais do que os seus familiares próximos e amigos íntimos para mantê-lo flutuando.

O planejamento nunca deve ser deixado de lado, pois abrir um negócio é fácil, mas mantê-lo vivo é a grande dificuldade da maioria dos empresários. Esse planejamento deve analisar toda a situação do mercado, se existe demanda pelo seu produto/serviço, qual é o público-alvo, quais são seus hábitos de consumo, concorrentes. Você tem algo único e negociável para oferecer aos consumidores? Se não tiver, continue a procurar. Isso é um sinal de que você não está ainda preparado.

Examinando o mercado local, você será capaz de determinar se o seu negócio poderá ou não construir uma base permanente de clientes necessária para mantê-lo lucrativo.

Você pode pesquisar entre seus amigos se eles se interessariam pelo seu produto e o quanto pagariam por ele. Converse com alguém que você não conheça e ofereça o mesmo item pelo preço estipulado, observando sua reação. Outra opção é realizando pesquisas online (por meio de ferramentas como o Survey Monkey). Isso é muito útil na hora de precificar seus produtos.

 

Estude gestão

Mesmo que você esteja entrando em um mercado que você já domine, o grande desafio é entender bem a gestão de um negócio. É essencial estar constantemente informado, estudando a estrutura da empresa e o mercado externo.

Esse estudo te dará a base para administrar o tempo e investimento do negócio.

 

Faça uma experiência limitada.

Muitos negócios montados em torno de hobbies pessoais são capazes de operar em uma base limitada no início. Se você gosta de escrever, cozinhar ou fotografar, por exemplo, você pode começar pequeno, trabalhando nos fins de semana ou apenas alguns dias por mês, só para sentir o clima do mercado. Se você for capaz de construir uma base sólida de clientes, e ver-se com mais oportunidades lucrativas do que cabem em sua agenda, este é um bom sinal de que o seu negócio será bem sucedido em uma escala plena.

 

Pare de chamar isso de hobby.

Se você pensa seriamente em transformar o seu hobby em um negócio de verdade, é hora de começar a tratá-lo como um negócio de verdade. Dedique horas regulares ao seu negócio. Monitore as suas despesas e as suas rendas. E separe as suas finanças profissionais das suas finanças pessoais. Converse com um consultor financeiro ou sobre o tipo de estrutura de negócios que seja melhor para você, e providencie a papelada necessária.

 

Separe uma quantia

É natural que no começo de um negócio ele dê menos dinheiro do que o esperado. Leva certo tempo até que os investimentos voltem como lucro, conquistando a tão desejada estabilidade financeira. Por isso, vale estruturar um certo planejamento financeiro para 5 anos, sabendo sempre o quanto se irá investir. Dar início a um empreendimento sempre tem os seus riscos, então é melhor se prevenir do que remediar.

É possível fazer algo que você ama e ganhar dinheiro com isso. Porém, é necessário dedicação, estudo e planejamento.

E aí, está pensando em tornar seu hobby em negócio? Conhece outras dicas que podem ajudar os futuros empreendedores? Conte com a gente para fazer seu negócio alcançar grande sucesso.

 

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link