LOADING...
16 jul

Networking, produtividade e colaboração em espaços de coworking

Dizer que não há nada mais importante para as empresas do que networking, no mercado atual, não é um exagero. Independentemente do setor em que está inserido, do tamanho da empresa ou se é freelancer, ter bons contatos é fundamental para um negócio próspero e bem-sucedido. Existem inúmeras razões pelas quais o networking é bom para os negócios. Ele direciona recomendações, conecta você a mentores e investidores, aprimora suas habilidades de argumento de venda.

 

Mas para criar uma rede efetiva de networking é preciso um contato real, no entanto, espaços tradicionais de trabalho vem sofrendo mudanças e reduzindo essa abertura. Além disso, seja nas redes sociais, no site, nos e-mails ou na publicidade, as redes de alcance e contato se tornaram majoritariamente digitalizadas. Esta era online torna nossa capacidade de alcançar qualquer pessoa no mundo muito mais fácil, no entanto, também é extremamente isoladora e muitas vezes bastante impessoal. 

É aí que entram os espaços de coworking, ambientes que abraçam um novo jeito de trabalhar e fazer networking. São locais que permitem aos empreendedores, freelancers, grandes e pequenos empresários alavancar seus negócios em um ecossistema de produtividade. Além de uma estrutura de trabalho flexível e um ótimo local para trabalhar, o espaço de coworking facilita a seus usuários a oportunidade de se conectar e colaborar com novas pessoas todos os dias. O desenvolvimento de uma rede profissional forte e diversificada entre pessoas com potencial é crucial para empreendedores / novos negócios. Isso permite que eles criem novas oportunidades de negócios.

 

Networking em espaços colaborativos 

 

Os espaços de coworking oferecem a oportunidade de se integrar com outras pessoas e desenvolver relacionamentos importantes. O networking é crucial para  os negócios, especialmente quando se trata de pequenas empresas, startups e profissionais autônomos. Os espaços de coworking são ecossistemas criados com a integração como pilar principal e parte de sua cultura. São espaços em que os profissionais estão sempre cercados por outras pessoas que também vivem inovação. Indivíduos dedicados ao trabalho e ao gerenciamento de seus negócios. Isso significa ter conexões valiosas por todos os lados e um mundo de oportunidades.  

No Brasil, 195 municípios têm espaços de coworking, somando mais de 2.000 locais e um crescimento de 30% nos últimos anos, segundo o censo do Coworking Brasil. As projeções mostram que esse crescimento não vai parar, espera-se que até 2022 esses números aumentem em 13% mundialmente.  A transição para esses espaços de coworking não é só uma tendência do momento, é uma prática resultante das mudanças na cultura do trabalho que já são realidade e vieram para ficar. O trabalho remoto e flexível se tornam mais comuns à medida que a tecnologia avança e o mundo corporativo se moderniza. Com isso, os espaços de coworking não são mais exclusivos dos autônomos,  freelancers e empreendedores. Eles são um ecossistema próspero que envolve equipes de empresas remotas, grandes organizações, startups e uma variedade de criativos e profissionais.

Desde 2020, cerca de 40% da força de trabalho se encontra em algum regime de trabalho flexível e boa parte disso dentro de espaços colaborativos. Trabalhar em locais com paredes coloridas, cobertas por quadros e plantas, espaço ao ar livre, café expresso pronto para beber e uma rede diversa de profissionais é a realidade que os coworkings oferecem. Os benefícios oferecidos por esses locais são muitos, mas o mais importante é sem dúvida a capacidade de se conectar com pessoas que você não conheceria de outra forma. Parte disso vem do trabalho diário ao lado de profissionais das mais variadas áreas e do senso comunidade que surge a partir disso.

 

Trabalho e colaboração

 

O coworking fornece um ambiente criado para o networking. Em um espaço de trabalho não competitivo que é carregado de criatividade e produtividade, as pessoas socializam, colaboram e compartilham conhecimento. É a natureza humana. Fundadores, freelancers e até mesmo grandes empresas se inserem e aproveitam a energia dos espaços de coworking – e networking. 

 

Trabalhar sozinho em casa significa que provavelmente você vai perder a motivação para socializar com o tempo. Se você se acostumar com sua própria empresa, talvez não esteja tentando se conectar tanto quanto deveria. Ao usar um espaço de trabalho compartilhado, você tem mais foco, produtividade e contato humano. Trabalhar em um espaço de coworking não apenas fornece aos profissionais uma boa localização, mas também a chance de construir uma rede sólida e diversificada de networking.

 

Espaços colaborativos oferecem uma rede de networking quase que instantânea, são relacionamentos que se formam organicamente, através de convivência e colaboração. Nesse sentido, os coworking são bem mais efetivos que os espaços tradicionais, estar nesses ambientes é viver uma linha do tempo hiper condensada que se concentra no que mais importa: construir relacionamentos profissionais benéficos.

 

Uma das características mais marcantes dos espaços de coworking é a abertura para conhecer profissionais de diferentes origens e áreas. Compartilhar recursos com pessoas de diferentes setores da indústria fornece aos profissionais a oportunidade de compartilhar experiências e obter ajuda de outros especialistas. Você pode compartilhar seus conhecimentos e adicionar insights sobre a experiência de outras pessoas, estimulando um relacionamento que conduzirá a um ganho futuro. O espaço de coworking é um espaço fértil de networking, comunicação e parcerias. Estar rodeado de pessoas com motivação pode ser altamente eficaz para fazer empresas e carreiras prosperarem em um curto espaço de tempo

 

Como fazer networking no coworking

 

Os espaços de coworking oferecem uma grande variedade de vantagens, incluindo oportunidades de networking, estrutura especializada e um ambiente que fomenta a produtividade. São espaços de trabalho mais amigáveis, menos estressantes e  transparentes e, acima de tudo, divertidos de se trabalhar. 

Uma das maiores vantagens de trabalhar em um escritório compartilhado ou espaço de coworking é a oportunidade de se conectar com os outros membros. O acesso a uma comunidade de empreendedores, inovadores e criativos é um dos principais fatores que impulsionam o fluxo de trabalhadores e empresas para esses espaços compartilhados. Criar laços com outros membros do coworking cria oportunidades para compartilhamento de conhecimento, parcerias e referências. Mas por quais são as ações que te levam a ter mais sucesso no seu networking e por onde começar? A gente te ajuda:

 

  • Conduza workshops gratuitos;
  • Sugira parcerias sem custo;
  • Converse com os outros profissionais;
  • Tenha uma política de portas abertas;
  • Compartilhe conhecimento;
  • Distribua promocionais;
  • Mostre sua paixão pelo que faz;
  • Compartilhe experiências anteriores;
  • Visite todos os eventos organizados por outros coworkers.

 

 

Não há melhor maneira de melhorar o seu networking do que estar inserido em um ambiente descontraído, onde as pessoas podem ter acesso ao que você faz na prática. Um espaço de trabalho compartilhado é o que você faz dele. E pode ser muito mais do que apenas mais um lugar para trabalhar. O potencial para networking em um espaço de coworking é uma das principais vantagens e deve ser explorado. Quando bem feito, esse networking pode ser discreto e parecer tão simples quanto conversar com conhecidos na sua pausa para um café. 

 

Conclusão 

.      

Os espaços de coworking oferecem oportunidades únicas de networking. Os ambientes colaborativos não se dedicam a um único negócio, ou mesmo a um setor, e isso significa amplas oportunidades para conhecer diferentes profissionais e empresas, tudo em um único local. Qualquer que seja o setor, é provável que você possa fazer ótimas conexões em um espaço de coworking. 

 

Os profissionais que estão em um espaço de coworking tendem a amar o que fazem e enxergam o seu trabalho como algo significativo, por isso, estão mais abertos a novos relacionamentos profissionais. Para o empreendedor nato, toda atividade fora de sua casa é uma oportunidade de networking, e os coworkings são espaços ideais para essas relações.  Seja para começar, diversificar ou aumentar a sua rede de contatos, os ambientes de trabalho colaborativos são o espaço ideal para fazer networking. Envolver-se na comunidade é a melhor maneira de conhecer novas pessoas com valores e objetivos profissionais semelhantes. 

 

                                                                                                               

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link