LOADING...
30 abr

O que é um coworking: entenda o modelo de trabalho e suas vantagens

 

 Se perguntar o que é um coworking em algum momento de sua jornada profissional já é lugar comum a ser um adulto na era do trabalho digital. Essencialmente, coworking é um conceito de conexão de pessoas através de um modo de trabalho acessível, flexível, significativo.

 

 Espaços de Coworking são em sua base ambientes compartilhados que oferecem a estrutura e comodidade de um escritório junto a uma cultura de produtividade e liberdade por um custo consideravelmente inferior ao de um imóvel particular. 

 

O que é um coworking e como funciona? 

 

O que é

 

Muita gente sabe o que é coworking, mas a maioria delas não entende que este termo vai além de um conceito de espaço físico de trabalho, é um cultura organizacional focada em compartilhar informações e conectar mentes.

 

Ao contrário do que a maior parte das pessoas acredita, a estrutura e o conceito que existem hoje não tem relação com o termo coworking que foi usado pela primeira vez em 1999 pelo designer de jogos norte americano Bernie de Koven.  O primeiro espaço de coworking na verdade foi o San Francisco Coworking Space, também conhecido como The Spiral Muse feminist collective, criado em meados de 2005 na cidade de São Francisco, nos EUA, pelo engenheiro de software Brad Neuberg.

 

No Brasil, a prática chegou por volta de 2007, em São Paulo, mas somente em 2015 o conceito se aprimorou e começou a crescer no país. Em 2018 já existiam mais de mil espaços espalhados pelo Brasil e estima-se que hoje esse número seja mais que o dobro, atualmente cerca de 3% dos escritórios  do mundo estão em espaços de coworking e a previsão é que até 2030 esse número suba para 30%. 

 

Os espaços de coworking reúnem profissionais autônomos, freelancers, empreendedores individuais e empresas de grande, pequeno e médio porte que atuam nos mais variados ramos e mercados.

 

Como funciona 

 

A cultura do coworking vai além do conceito básico de um espaço de trabalho compartilhado, é também sobre criar seus próprios horários, conectar mentes e criar um ambiente funcional que incentiva inovação, interação e colaboração entre equipes.  Em resumo, ter acesso a uma localização privilegiada com uma estrutura de trabalho de primeira classe por um custo reduzido e uma cultura que eleva o nível de produção é ser parte integrante de um coworking. 

 

Não se engane, ainda que compartilhar esteja no DNA de um coworking os espaços de cada contratante são delimitados e privados. A estrutura para cada empresa ou profissional é pensada de acordo com a necessidade, atuação e contrato individual, isso permite imergir na cultura de coworking sem perder o foco nos seus objetivos. 

 

A burocracia reduzida é uma das grandes vantagens desses espaços, os planos de contrato são flexíveis e variam entre horas trabalhadas, diária, semanal, mensal ou anual. Você também pode optar por uma estação de trabalho, sala de atendimento, sala privada e ainda áreas para pequenas, médias e grandes empresas.  

 

Além do valor que o coworking agrega a sua vida por conta da experiência no espaço e do networking que existe, você vai economizar uma quantia considerável no dia a dia. Assim, o valor gasto poderá ser visto muito mais como um investimento no seu negócio.

 

Economizar no dia a dia e evitar despesas com taxas, impostos e imóvel significa poder investir diretamente no seu negócio, além disso independente do plano de contrato definido ou do espaço ocupado todos os contratantes têm acesso a uma série de benefícios inclusos, o que torna o custo-benefício ainda mais vantajoso

 

  • Começo imediato
  • Internet
  • Sala de reunião
  • Número de telefone próprio
  • Energia elétrica
  • Materiais de escritório 
  • Limpeza do local
  • Equipe de segurança
  • Recepção
  • Serviço de manutenção (imóvel, equipamentos, materiais)
  • Área de convivência
  • Café, chá e lanches
  • Estacionamento

 

Coworking para quem? 

 

Normalmente logo após se perguntar ‘o que é coworking’ vem a dúvida sobre para quem esse espaço é feito e quem pode utilizar os serviços. A resposta é simples, o coworking pode ser usado por qualquer profissional, negócio, empresa ou empreendimento. 

 

Não existem limites de porte ou um grupo determinado de atividades que podem atuar e prosperar em um espaço de coworking, são ambientes que comportam e recebem de profissionais autônomos a grandes organizações, e é essa diversidade que torna possível o compartilhamento de recursos e experiências dentro de um ecossistema integrado

 

Os coworkings podem parecer modernos demais para algumas pessoas, mas esses espaços foram projetados especificamente para fomentar o trabalho. São ambientes completamente imersos na cultura de produção elevada que incentivam a troca de experiência e geram conexões e parcerias.    

 

Optar por estar em um coworking significa cortar gastos (estrutura, funcionários, impostos, taxas, estoque de copa), eliminar o isolamento profissional, gera networking, ser parte de um modo de trabalho dinâmico, estimular novos caminhos  e promover qualidade de vida Se foco, produtividade, networking, inovação, motivação, infraestrutura e baixo custo são pilares importantes para você, então com certeza um espaço de coworking pode ser perfeito para sua jornada profissional. 

 

O futuro do trabalho

Em um mundo digital é normal que surjam novas relações de trabalho, as mudanças no mercado já são significativas e tendem a sofrer ainda mais alterações em um futuro próximo. O grupo YoungNetwork realizou em 2020 um estudo com 243 empresas sobre os novos modelos de trabalho, 95% dos entrevistados falam sobre trabalhar remotamente e 75% hoje acreditam que é possível trabalhar de qualquer lugar, ou seja, adaptação é essencial.

 

À medida que as empresas sofrem mutações e adotam novos formatos cresce também a uma força de trabalho remota que atua em diferentes regiões do país. A possibilidade de contratar ou trabalhar em qualquer lugar do mundo com acesso a estruturas e ferramentas adequadas é efetivamente o que é um coworking. A valorização da eficiência, rapidez, flexibilidade e inovação em conjunto com equilíbrio e saúde mental são soluções a tendências  de mercado que buscam impactos positivos para as organizações e para as pessoas. 

 

Esse cenário fomentado pelos avanços tecnológicos representa para as empresas uma massa de trabalho motivada, satisfeita e disposta a investir tempo e energia, já para os profissionais significa a oportunidade de uma vida equilibrada.

 

Conclusão 

O conceito sobre o que é um coworking pode não ser dos mais novos, mas com certeza a prática deu certo, se multiplica e é um das grandes tendência mundiais quando se trata de novos modelos de trabalho. 

Em sua essência o coworking é sobre compartilhar o espaço profissional com indivíduos de diferentes áreas de atuação sem abrir mão de uma estrutura de trabalho equipada e com o adicional de flexibilização, acessibilidade e baixo custo-benefício. É um movimento que engloba negócios, empresas e pessoas em busca de crescer de forma eficiente e colaborativa.   

Vale lembrar que não precisa ser 8 ou 80, você pode continuar trabalhando em casa ou na sua sede e aos poucos transacionar para um modelo full time ou híbrido em um espaço de coworking. Pesquise os locais em sua região e marque algumas visitas pessoais, não esqueça de realizar uma avaliação gratuita e imergir por alguns dias nesse modelo de trabalho antes de optar pelo novo caminho profissional.

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link