LOADING...
30 jul

Por que o trabalho online funciona tão bem no modelo coworking em 2021

Até 2019, o trabalho online e trabalho home office já existiam, mas não eram a realidade da maioria. Com a chegada da pandemia, esse cenário se inverteu e o mundo passou a conhecer a eficácia do trabalho flexível. À medida que a crise se estabiliza, as empresas já se preparam para a nova realidade do mercado de trabalho. E nesse turbilhão de acontecimentos duas coisas estão claras – os escritórios não serão mais os mesmos e os espaços de coworking são parte importante nessa mudança. 

 

Assim como o trabalho online, o coworking já era um forte movimento antes do COVID-19, mas se solidificou como uma solução preferencial de espaço de trabalho. O que começou como um movimento tornou-se uma indústria em plena expansão que alterou totalmente a forma como profissionais e empresas encaram o espaço de trabalho.  O trabalho online e a jornada flexível são o futuro do mercado e para abraçar as novas práticas os ambientes também precisam de adequar. 

 

Os espaços de coworking não são mais o refúgio dos autônomos ou das start-ups com pouco dinheiro. Eles são, em todos os sentidos, os escritórios do futuro. 2021 é ano de descobrir o suporte, a segurança e todas as vantagens oferecidas pelos coworkings para o modelo de trabalho online. Coworking é o novo normal.

 

Coworking e trabalho online

 

Trabalhar no conforto de sua casa, usando o seu pijama favorito, pode ter sido a personificação da felicidade para muita gente. Mas a realidade acabou sendo bem diferente, o trabalho online é solitário e nem sempre divertido. Apesar dos benefícios,  trabalhar exclusivamente em casa pode ser muito complicado e fonte de distrações para algumas pessoas. Além disso, a falta de troca humana no espaço de trabalho afetou negativamente o rendimento de quem transicionou para um modelo de trabalho home office.  As tarefas domésticas e a falta de estrutura dedicada são as principais reclamações. 

 

É como resposta aos problemas surgidos com o crescimento do trabalho online que os espaços de coworking se solidificam, se especializam  e oferecem cada vez mais vantagens. Um espaço de coworking oferece mais do que apenas metragem quadrada compartilhada para seus usuários.  Esses espaços de trabalho compartilhados oferecem uma oportunidade de desfrutar de um ambiente de trabalho moderno e funcional, onde a cultura de comunidade, networking e produtividade é a base de tudo. Pesquisas indicam que 89% dos membros de coworkings se sentem menos solitários, 80% estão mais felizes e 55% têm mais senso de pertencimento a sua empresa e comunidade. 

 

Os espaços de coworking se tornaram o local de trabalho ideal para a força de trabalho online que atua nos modelos remoto ou híbrido. Cada vez mais empresas mudam para adotar opções de trabalho remoto permanente após a pandemia do coronavírus e isso significa se livrar dos antigos espaços. Grandes organizações, pequenas e médias empresas e até microempreendedores estão incorporando soluções e espaços flexíveis para suas estratégias de  trabalho online. O motivo é simples: vantagens e mais vantagens!

 

Para os colaboradores as vantagens do trabalho online em um espaço de coworking são muitas e a pesquisa da FlexJobs apoia esse tese: 

 

 

  • 79% aumentaram suas redes de networking;

  •  92% estão mais felizes com o local de trabalho;

  • 70% dos profissionais estão mais saudáveis física e meltamente;

  • 64% passaram a ter mais entregas dentro do prazo;

  • 68% estão mais focados;
  • 60% tem uma vida pessoal mais completa;
  • 84% estão mais motivados;

  • 69% adquiriram novas habilidades.

 

Não se engane ao pensar que essas vantagens se limitam apenas aos profissionais, o Brasil tem cerca de 8,8 milhões de profissionais remotos, ou seja, em trabalho online. Não é sem fundamento que as empresas estão escolhendo manter esse modelo de trabalho. Flexibilidade significa menos custos, mais resultados e funcionários mais qualificados. 

 

Vantagens para as empresas

 

Flexibilidade, acessibilidade e produtividade são os princípios básicos da cultura do coworking e também os fundamentos que fazem a preferência pelo trabalho online seguir crescendo. Roamers, freelancers e empresas grandes metas e ideias ainda maiores estão começando a ver os espaços de coworking como seus escritórios do futuro. Os espaços de trabalho compartilhados oferecem a base que precisam para uma vida mais saudável e equilibrada. As estatísticas 2020 para os coworkings mostram claramente que os espaços de trabalho compartilhados afetam diretamente o mercado. São locais que abrem as portas para reimaginar o espaço e o jeito de se trabalhar, mas também que afetam significativamente a redução de custos das empresas e aumentam a qualidade dos serviços e produtos.

 

A estrutura de custos flexível do coworking permite que as empresas optem pelo modelo de trabalho online com mais segurança, gerenciando custos e reduzindo os riscos de longo prazo. Graças às tarifas com tudo incluso, não há surpresas desagradáveis ​​ao final de cada mês, pois as necessidades de escritório, como água, eletricidade, sistemas de comunicação e itens essenciais da despensa, estão todas incluídas. Os contratos podem ser personalizados de acordo com seus requisitos comerciais específicos, incluindo o uso de suprimentos de escritório. A contratação de pessoal de apoio, como recepcionistas, pessoal de limpeza ou suporte de TI também se torna obsoleta, uma vez que essas funções são muitas vezes fornecidas pelos próprios espaços de coworking. Espaços como o Minds Coworking, em Pinheiros, oferecem salas privadas com diferentes capacidades, área de convivência ao ar livre e até sala de reunião completamente equipada. 

 

As vantagens dos espaços de coworking para as empresas não se resumem apenas ao aluguel mais barato. Citamos abaixo cinco razões para quem está em um o sistema de trabalho online considerar alugar um espaço de coworking em 2021.

 

Colaboração e comunidade

 

Estar em um coworking é imergir em uma cultura de pessoas orientadas para resultados, seja via trabalho online ou presencial. Isso também significa que a chance de colaboração em um projeto ou iniciativa torna-se mais óbvia e convidativa. Ter um designer gráfico profissional ou fotógrafo talentoso que busca abertamente novos negócios e trabalha na sala ao lado é estar sempre ao alcance de novas oportunidades.

O coworking abraça o trabalho online, híbrido e presencial com maiores possibilidades e mais eficácia para avaliar, contratar e colaborar com talentos especializados.

A maioria dos espaços de coworking tem grandes salas de reuniões equipadas com equipamento AV (como projetores e sistemas de som) e ambientes estilosos, por exemplo. São funcionalidades que conferem credibilidade ao compartilhar um projeto, realizar um atendimento e até na hora de contratar.  Além disso, o senso de comunidade cultivado nesses espaços solidifica culturas empresariais. 

 

Networking

Um dos maiores benefícios do espaço de escritório compartilhado é sem dúvida alguma a oportunidade de se conectar com outros proprietários de negócios e criativos, ampliando as redes profissionais e pessoais. 

Praticamente todos os espaços de coworking oferecem eventos comunitários, áreas comuns físicas, happy hours para membros e outras formas de entretenimento. São excelentes oportunidades para compartilhar  ideias e solidificar laços profissionais. 79% das empresas e profissionais que atuam em espaços de coworking afirmam ter expandido suas redes de contato.

Localização

 

Os coworking são a maneira mais econômica de ter um endereço comercial nos melhores bairros da cidade. São locais movimentados e com localização central, que recebem apoio estrutural e atraem clientes. Compartilhar esse endereço com outras empresas também eleva a importância do metro quadrado, imagina dizer que está no mesmo bairro da  multinacional referência no setor?!

Para algumas empresas, manter esse endereço tão importante em seu cartão de visita pode ser uma parte importante de sua reputação e credibilidade. Os espaços de coworking localizados fora dos centros comerciais, mas que seguem em bairros conceituados,  oferecem outra oportunidade: aumentar a satisfação dos funcionários. Isso permite que trabalhem mais perto de casa, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a produtividade. Esta foi uma das muitas razões citadas pelo titã do setor bancário global Standard Chartered para sua recente decisão de transferir 90% de sua força de trabalho de 85.000 funcionários para o Coworking até 2023.

 

Benefícios compartilhados

 

Os espaços de coworking são conhecidos por sua beleza, inovação e modernidade. É parte importante da sua atração e os clientes também concordam. Tudo, desde o local até o design de interiores e as comodidades dos membros, é organizado para motivar os profissionais e oferecer os melhores benefícios aos proprietários de empresas. Seja uma sala privada para sua equipe, uma sala de atendimento ou uma mesa individual a satisfação e o foco são garantidos. 

 

Flexibilidade

 

Não importa onde você esteja no mundo, a maioria dos espaços de coworking oferecem um contrato flexível, incluindo alugu éis mensais com a opção de cancelamento sem taxas. Junto ao seu aluguel está também  a flexibilidade de projetar e personalizar um espaço de escritório para suas necessidades específicas. Além disso, você e sua equipe podem ir e vir quando quiserem, sem precisar fixar um horário coletivo. 

 

O espaço de coworking com sede em São Paulo, Minds, por exemplo, oferece vários espaços de trabalho projetados para acomodar empresas de todos os tamanhos e estágios. Os espaços de trabalho compartilhados incluem o acesso às áreas comuns, como copa, salão, garagem, churrasqueira, salas de reunião e lounge ao ar livre. 

Flexibilidade é o carro chefe do espaços de coworking, é uma das principais vantagens para quem tem a opção de trabalho online, é possível escolher quando, onde, como e que horário se quer trabalhar. 

 

Conclusão

 

Em 2021, os espaços de coworking são ainda mais importantes para o trabalho online. À medida que o trabalho remoto permanente cresce e as empresas buscam novos espaços para acomodar essa força de trabalho, os coworkings se tornam cada vez mais especializados.  A relação entre o trabalho online e os espaços de coworking tendem a se tornar cada vez mais completas, uma experiência diária de imersão em criatividade, networking, foco e produtividade. 

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link