LOADING...
Produtividade e coworking
18 jun

Produtividade no trabalho e espaços de coworking: como a flexibilidade aumenta a produtividade

Para falar sobre o aumento da produtividade no espaço de trabalho é preciso começar pela base, ou seja, explorando a natureza do trabalho flexível. Esse modo de trabalhar refere-se a um modelo que escolhe não ter as restrições normais de um trabalho tradicional. Proporcionar acordos de trabalho flexíveis é benéfico para empregadores e empregados. Os locais de trabalho que adotam arranjos de trabalho flexíveis e seguros são mais propensos a ter moral e produtividade elevados.

 

É uma estrutura profissional que permite aos colaboradores alcançar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, tendo menores níveis de ausência e de estresse. As empresas também se beneficiam desse processo, o aumento na  motivação, na  produtividade e o fortalecimento do vínculo entre empregador / empregado estão entre as vantagens.

 

A flexibilidade no local de trabalho nada mais é do que uma resposta às mudanças estruturais e de expectativas no mercado de trabalho. Os funcionários que abordam seu trabalho com uma mentalidade flexível são geralmente mais felizes e dedicados ao que produzem. Da mesma forma, os empregadores que cultivam um ambiente de trabalho flexível são atraentes para os funcionários e portanto tendem a ter equipes mais qualificadas. Um exemplo perfeito do aumento da produtividade em junção ao trabalho flexível são os coworkings. 

 

Produtividade e coworking

 

Fomentar produtividade e criatividade é parte da cultura do espaço de coworking. São locais com internet de alta velocidade, equipamento de escritório (telefones, fax, copiadoras, etc.), áreas pensadas especialmente para cada empresa e/ou profissional e que tem espaços criados para networking. Em um espaço de coworking, é possível ter uma mesa atribuída, trabalhar em uma “hot desk” ou ainda ter sala privada. De qualquer forma, você tem acesso a um escritório em pleno e funcionamento com todas as conveniências que espera de um business center, isso tudo com contrato flexível e mais barato.

 

Não importa seu estilo de trabalho preferido, os profissionais têm opções infinitas em espaços de coworking para serem produtivos da maneira que for melhor para seus períodos de atenção, níveis de motivação e necessidade geral. Os coworking são ambientes de trabalho que transpiram produtividade. São locais repletos de empreendedores, donos de empresas, autônomos, artistas e profissionais de diversas áreas e empresas espalhadas pelo país e pelo globo que se esforçam para expandir seu alcance. Neste tipo de ambiente, é meramente da natureza humana se adaptar e evoluir através das pessoas ao seu redor. O princípio psicológico básico de sentir a necessidade de “acompanhar o ritmo da matilha” em um ambiente onde as pessoas estão trabalhando, por sua vez, atua como um motivador.

 

Muita gente considera os espaços de trabalho compartilhados benéficos e por diferentes motivos. 74% dos profissionais afirmam ter um aumento na produtividade depois de ingressar em um espaço de coworking, de acordo com a pesquisa global da Deskmag and Deskwanted. Embora não haja um único motivo pelo qual o coworking melhora a produtividade, há vários deles pelos quais as pessoas prosperam em espaços de trabalho compartilhados.

 

Vantagens do coworking para produtividade

 

A flexibilidade e o conforto de trabalhar em um coworking vem sendo fator determinante         para que profissionais saiam do home office, das empresas ou de espaços públicos para ingressar em espaços de trabalho compartilhados. Um dos maiores motivos para o aumento da produtividade em espaços de coworking está bem ali no nome – o coworking! Compartilhar áreas comuns e comodidades, como cafés e academias, incentiva a construção de laços. Além disso, muitas vezes torna-se a norma para a cultura em espaços de coworking fazer networking e encorajar uns aos outros.

 

Pesquisas mostram que os profissionais que utilizam espaços de coworking têm mais probabilidade de ver seu trabalho como significativo. Isso se deve ao fato de que espaços de coworking abrigam uma ampla gama de membros que trabalham em diferentes setores, o que minimiza a política interna ou a concorrência direta que normalmente são encontradas em escritórios tradicionais. Além disso, trabalhar dentro de um ecossistema diversificado pode tornar a própria identidade profissional mais forte. Uma vez que os membros do coworking têm a oportunidade de definir suas próprias rotinas.

 

Isso significa que os profissionais prosperam em espaços de coworking porque têm mais controle sobre o próprio trabalho. É possível optar por um longo dia de trabalho quando necessário, por um único período ou ainda por fazer uma pausa mental. A influência do trabalho flexível na produtividade pode ser vista nos números. Como mostram a pesquisa conduzida por Deskmag e Deskwanted, o estudo  da  Harvard Business Review e o levantamento do Coworkig Brasil.   

 

    • 93% apontam crescimento na rede de networking pessoal;
    • 92% estão mais satisfeitos com o ambiente de trabalho;

 

  • 86% aumentaram o catálogo profissional de parcerias;
  • 74% reportam mais produtividade;

 

    • 71% sentem que estão mais criativos e colaborativos;
    • 68% tem mais foco no trabalho;
    • 64% afirmam que é mais fácil atingir metas;

 

  • 62% sentem que a qualidade do trabalho melhorou;

 

  • 30% viram seus lucros crescerem.

 

Da facilidade de colaboração, a capacidade de expressar melhor a própria identidade, a flexibilidade física e o distanciamento das restrições dos escritórios tradicionais, tudo funciona em conjunto para o aumento da produtividade. 

 

Os seres humanos são criaturas sociais e requerem troca para evoluir e criar. Mesmo com aplicativos de chat de vídeo como Zoom e Skype, nada supera uma conversa genuína e conexão com outra pessoa. Espaços de coworking oferecem freelancers, empreendedores, empresas de todos os tamanhos e equipes remotas, um lugar para trabalhar lado a lado, compartilhando espaço, recursos e a companhia uns dos outros. As pessoas têm a oportunidade de conhecer, fazer networking e trabalhar com pessoas que talvez não tenham conhecido em nenhum outro ambiente.

 

O Coworking ajuda a criar uma conexão com outras pessoas em uma capacidade profissional. É uma oportunidade de descobrir qual é a linha de trabalho do outro e as possíveis sinergia e sobreposição das áreas. Aqueles que possuem uma habilidade especial ou oferecem serviços de alta demanda, tendem a encontrar muitos clientes clientes em potencial.

 

E para quem pensa que essas vantagens estão restritas a profissionais autônomos ou microempresas, pode ter certeza que não é verdade. As grandes corporações são adeptas dessa prática,  do Google a  Microsoft ou instituições financeiras no exterior, todas estão explorando espaços de coworking. A inovação oferecida pelo coworking é um experimento de escritório com resultados bem-sucedidos. Uma comunidade que se desenvolve de forma autêntica entre as pessoas, juntamente com o espaço para trabalho silencioso e focado. Um espaço projetado para atender às necessidades de empresas e profissionais de uma forma que estimula naturalmente a produtividade.

 

  1. Colaboração

 

O acesso imediato a conexões de negócios significa mais probabilidade para colaborar profissionalmente. Empresas podem encontrar o cliente dos sonhos dentro do próprio escritório ou o profissional perfeito para adicionar a equipe.

 

  1. Criatividade

 

Colaborar também significa mais motivação e inspiração para aprender e prosperar com quem está ao seu redor. Os espaços de coworking oferecem a oportunidade de obter bons conselhos, colaborar com outros profissionais em projetos e discutir práticas consolidadas, proporcionando assim novos e valiosos conhecimentos e permitindo que a criatividade floresça.

 

  1. Pausa para o café

 

Uma das práticas diárias mais comuns e importantes no trabalho é a pausa para o café. Coworkings tem sempre aquele cafezinho fresco e de qualidade à espera dos profissionais. E não fica só no café, chás, sucos, biscoitos e algumas vezes até frutas são opções oferecidas gratuitamente nesses espaços. É um momento que serve para motivar e para criar vínculos entre os membros das empresas.

 

  1. Produtividade

 

A maior vantagem do espaço de coworking sobre o home office é justamente o coworking. Trabalhar em um ambiente especificamente voltado para isso, onde todos ao seu redor fazem o mesmo e sem a pressão de cumprir regras ou horários formais resulta e motivação. É natural ao ser humano se adaptar ao seu ambiente e evoluir com ele, isso também vale para as pessoas ao nosso redor. Se a norma social é ser eficiente, focado e produtivo é mais provável se sentir inspirado a fazer o mesmo. 

 

  1. O espaço

 

Uma coisa é certa, o home office não é tão bem equipado quanto um espaço de coworking.  Com espaços para reuniões, cadeiras confortáveis ​​e escrivaninhas fornecidas (bem como uma cozinha e máquina de café),  a modernidade é mais um degrau para motivação profissional. Há também internet de alta velocidade, wi-fi e localização privilegiada.

 

  1. Networking

 

Claro que trabalho vai além do networking, mas criar e manter  conexões ajuda não somente a expandir a empresa, mas também a aumentar a produtividade. Um dos grandes benefícios de compartilhar espaço de escritório com outras pessoas é a rede de apoio e encorajamento de pessoas que você terá ao seu redor. Essas pessoas podem motivá-lo e ajudá-lo sempre que tiver problemas, além de compartilhar experiências e fornecer um apoio inestimável de colegas.

 

  1. Equilíbrio

 

 Desempenhar suas tarefas diárias em um espaço de coworking ajuda as pessoas a manterem suas vidas pessoais e profissionais separadas. Além disso, cria uma ótima base para eventos Meetup e conexões, seja profissional ou pessoal. 

 

Conclusão

 

Para serem produtivas, as pessoas precisam ser capazes de elaborar seu trabalho de uma forma que lhes dê propósito e significado. Eles devem receber controle e flexibilidade em seu ambiente de trabalho e tanto empresas quanto profissionais passam a entender isso cada vez mais.  A produtividade e os resultados passam a ser prioridade no mercado de trabalho, em detrimento da tradição de horários definidos e cumprir carga horária. 

 

O trabalho flexível resulta em um mercado onde compartilhar experiências e colaborar profissionalmente são rotina e como consequência disso vemos o nível de produtividade crescer. Em suma, produtividade requer motivação e não existe uma maneira melhor de atingir esse objetivo do que estar em um ambiente idealizado para isso, como são os coworkings. 

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link