LOADING...
Trbalho flexível e Anywhere office
21 maio

Trabalho flexível e Anywhere Office: novos modelos de trabalho

O trabalho flexível já é parte normativa do mercado de trabalho atual. O que até 2020  parecia distante para muitos, hoje é a realidade de 46% das empresas, de acordo com a pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19.  

 

O crescimento e aceitação do trabalho remoto em conjunto a constante evolução tecnológica tornam os antigos modelos de trabalho insuficientes para acomodar as novas gerações e realidades. É da necessidade de rotinas dinâmicas e que se adaptem à vida dos colaboradores e não o oposto, que os trabalhos flexíveis surgem e ganham espaço. As empresas buscam cada vez mais por modelos de atuação que se transformem junto com esses avanços e o Anywhere Office parece ser a resposta perfeita a isso. 

 

Ter a opção de trabalhar em qualquer lugar, seja no espaço tradicional, em casa, no coworking, no seu café preferido ou ainda na cidade que você sempre quis visitar é o conceito base do modelo trabalho flexível que é o Anywhere Office .

 

Trabalho flexível e anywhere Office

 

O boom do trabalho remoto e a transição de muitas empresas ao home office trouxe à tona os problemas causados ao optar exclusivamente pelo trabalho em casa. Distrações, isolamento, tecnologia e queda na produtividade são algumas das questões levantadas pelos funcionários. A ausência de divisão entre trabalho e lazer, entre vida pessoal e profissional vem afetando muita gente e isso não significa só exaustão, também afeta saúde mental e física das pessoas. A pesquisa realizada pela NOZ e o Instituto Bem Estar mostra que 59% dos entrevistados sentiram a saúde mental afetada negativamente com a prática exclusiva do home office.

 

Entender que nem todo mundo se adapta ou pode trabalhar onde mora foi fundamental para evolução do trabalho flexível. O Anywhere office aparece como solução a essas questões, “unindo o útil ao agradável”. Tendo o bem-estar como perspectiva, um modelo de trabalho que se adequa a cada funcionário, tendo horários e locais flexíveis e possibilitando mais qualidade de vida é ideal para empresa e colaborador. 

 

O Anywhere office foca em produtividade e conforto, a ideia é poder trabalhar bem independente da sua localização geográfica. O trabalho flexível agrada os que querem viajar, quem tem filhos, quem precisa se deslocar para atender clientes e até os empresários que podem contratar os melhores profissionais sem se preocupar com CEP. Para os funcionários de grandes empresas que podem ter estratégias de trabalho flexíveis mais avançadas, o conceito de estar em qualquer lugar (em qualquer lugar do escritório na nuvem) será o foco de implementação. Não é mais sobre onde e sim sobre como trabalhar. Portanto, as pessoas irão complementar o home office com um escritório flexível para alternar a viagem entre um ambiente profissional e uma experiência de escritório remoto, e o próprio local de trabalho não é mais um pré-requisito para esta atividade todos os dias. Os colaboradores podem usufruir do escritório no Rio na segunda-feira, do home office na terça e do coworking em Pinheiros na quarta, por exemplo.

 

As pesquisas  indicam que as transformações que vêm acontecendo nos últimos anos devem impactar definitivamente a maneira como exercemos as nossas atividades profissionais. A Fundação Instituto de Administração aponta que 94% das empresas brasileiras afirmaram ter atendido ou superado as expectativas de desempenho do escritório matriz com o trabalho flexível. Segundo a Worth Global Style Network, 70% dos métodos de trabalho globais funcionarão remotamente pelo menos cinco dias por mês. E a International Business Machines Corporation, mostra que 52% dos profissionais brasileiros desejam deslocar-se ao escritório ocasionalmente para manter o trabalho remoto. 

 

Se antes ter um ambiente de trabalho flexível era um diferencial, agora o trabalho remoto é necessário e veio mesmo para ficar. Ao perceberem que para exercer seus trabalhos, muitos profissionais só precisam de um espaço confortável e de uma boa conexão com a internet, empresas do mundo todo passaram a liberar os seus funcionários para o Anywhere Office ou trabalho flexível. A prática os permite trabalhar de qualquer lugar: do escritório, de casa, em um coworking e até mesmo em cafés e hotéis. A flexibilidade do modelo oferece uma série de benefícios para as empresas, mas os profissionais também saem ganhando com as inúmeras possibilidades que se abrem a partir disso. Conciliar um período de estudos no exterior com o trabalho remoto, por exemplo. Com independência e menos estresse, os funcionários que trabalham remotamente também podem se tornar mais produtivos e indispensáveis para as empresas, sem contar os inúmeros benefícios sociais e emocionais trazidos pelo Anywhere Office:

  • Criatividade em alta

  • Mais foco, menos estresse

  • Satisfação profissional

  • Flexibilidade

  • Trabalhe em qualquer lugar do mundo

  • Aumento na produtividade
  • Crescimento dos projetos realizados por vontade própria
  • Menos tempo perdido em locomoção
  • Melhoria da saúde mental

 

Flexibilidade é ordem 

 

Liberdade de escolha também é sobre ter o poder de equilibrar a sua vida de acordo com as suas necessidades e vontades. A vida contemporânea que o Anywhere Office propõe se alinha a um universo profissional mais democrático e sem a perda da produtividade para as empresas. É uma prática que afeta muito mais do que o mercado de trabalho e acaba por transformar também o modo como vivemos.

 

Os modelos de trabalho impactam diretamente na forma como uma cidade é pensada e funciona.  O fortalecimento do trabalho remoto já apresenta resultados nas organizações municipais e com a força de trabalho espalhada pelas cidades, estados e pelo país isso se altera ainda mais. Mobilidade, estrutura, turismo e tecnologia não são mais concentradas em um único local e precisam ser repensadas para dar suporte a profissionais residentes e passageiros.

 

Sempre quis saber como era o dia a dia em uma megalópole como São Paulo ou acordar no meio do mato e passar o dia na natureza? Essas são realidades possíveis com o trabalho flexível. Até pouco tempo as empresas brasileiras não se consideravam preparadas para o trabalho remoto, no entanto em um ano essa realidade mudou e deu lugar a um mercado que quer seguir e evoluir nesta modalidade. O Anywhere office é essa evolução, por que não adotar um modelo de trabalho flexível que aumenta produtividade, qualidade de vida e ainda gera mais turismo fortalecendo a economia?!

 

Uma grande parcela da população brasileira profissionalizada tinha o desejo de viajar e conhecer o país, mas o modelo clássico de trabalho não permitia essa abertura durante a totalidade do ano. O trabalho flexível permite realizar esses desejos e seguir trabalhando normalmente, o que fomenta não somente o turismo nacional como também diversos negócios locais. De acordo com a ViajaNet a procura por viagens dentro do território brasileiro cresceu em quase 40% no último ano, além disso as pessoas também buscam nessas cidades espaços de trabalhos que ofereçam flexibilidade, como os coworkings.

 

Escritório flexível 

 

O trabalho flexível significa uma força de trabalho distribuída o que resulta na necessidade de espaços flexíveis para garantir ambientes profissionais, equipados, seguros e confortáveis. Dentro desse padrão,  um metro quadrado útil e acessível se torna não somente crucial mas também parte importante do orçamento das empresas e profissionais. 

 

Essa máxima vale tanto para quem está no sistema home office quanto para o Anywhere office, ter um ambiente que gera a capacidade de mais foco, produtividade e troca de experiências sem perder a flexibilidade é o futuro do trabalho. As pessoas entenderam que sair de seus apartamentos, criando e alterando suas próprias rotinas, seja na cidade que reside ou em viagem contribui para qualidade de vida e entrega profissional. A flexibilidade e capacidade de adaptação que antes era um diferencial agora passa a não ser uma regra do mercado de trabalho. Isso vale para pessoas, empresas e espaços.   

 

Locais com uma estrutura bem desenvolvida, mas que oferecem custo baixo e uma ótima localização são vistos como espaços ideais para o trabalho flexível. Os coworkings oferecem a estrutura de escritório, internet de qualidade, segurança e limpeza sem custo extra e com liberdade para ir e vir. São habitats que permitem reuniões dinâmicas, networking, redução dos custos fixos com instalações e equipamentos, além de ter estruturas de lazer e não é preciso se preocupar com fazer o seu próprio café ou trocar o papel higiênico. 

 

Diversas organizações vêm diminuindo seus espaços físicos centrais e transformando isso em células espalhadas ou em espaços funcionais dentro de coworkings. Essa recolocação proporciona ao colaborador a habilidade de trabalhar onde for mais conveniente e às empresas um escritório que vai além da estrutura mesa-cadeira. Outras empresas usam esses locais para ampliar seus espaços e áreas de atuação sem fazer um investimento de longo prazo ou alto custo. É um contexto simples: novas práticas de trabalho exigem novos modelos de organização. Nesse caso, o modelo de trabalho flexível pese espaços com escritórios flexíveis.

 

Conclusão

 

A prática “trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora” foca em como as pessoas trabalham, não apenas onde as pessoas trabalham. As estratégias do Anywhere Office se concentram em permitir que você exerça sua função da forma que julgar mais produtiva, no turno mais adequado para você e no local que quiser: sede da empresa, escritórios de clientes, coworkings, hotéis, escritórios domésticos, shopping, cafés, restaurantes e até praias. São colaboradores com uma flexibilidade real. Eles têm o poder de mudar seu dia de trabalho conforme necessário, de passar tempo de qualidade com a família e amigos e se desenvolver pessoalmente – tudo isso enquanto produz mais em menos tempo  com mais facilidade. 

 

Uma pesquisa feita com empresários de 80 países revelou que 62% dessas empresas já têm uma cultura de trabalho flexível. As empresas estão escolhendo uma força de trabalho remota para ter acesso aos benefícios que esse modelo de trabalho oferece. A transformação e ampliação dos modos de trabalho atendem a um cenário que combina evolução tecnológica, reformulação de espaços, métricas de avaliação de resultados e desejos pessoais. 

O Anywhere Office nasce da necessidade de propor novas dinâmicas de trabalho que geram liberdade de escolha e equilíbrio. É sobre ampliar os conceitos predefinidos de trabalho e entender que negócios precisam continuar avançando, independente de onde o seus colaboradores atuem.

Interessado em uma
Sala Privativa?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em uma
Sala de Reunião?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
espaço de eventos?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link
Interessado em nosso
Endereço Comercial?
Receba mais detalhes e valores em seu e-mail!
Receber Proposta
close-link